Guerreiros do Budo Episódio Um: Karatedo

Apresentando o Dojo em Okinawa do Sensei Morio Higaonna, conhecido como um verdadeiro Guerreiro do Budo. Tal guerreiro pode treinar sua vida inteira por um momento que talvez nunca chegue. Como um mestre de artes marciais, a vitória em um batalha pode significar a morte do oponente, Entretanto, no maior nível, um Guerreiro do Budo irá escolher a paz em vez do conflito. Este é Warriors of Budo Episódio Um: Karatedo do Sensei Morio Higaonna.
Nós começamos nossa jornada na Índia com os primórdios das artes marciais e o antigo estilo Kalari, ancestral do Karate. No Templo Shaolin, na China, nós vemos como as raízes das artes marciais começaram a crescer e se transformaram em dois estilos: interno (suave) e externo (duro). Nossa principal atração no episódio um, acontece no dojo Goju-Ryu em Okinawa, com talvez o maior Mestre de Karatê de todos os tempos.
Sensei Morio Higaonna é um Guerreiro do Budo. Depois de setenta anos de treinamento diário, sua paixão por Karatê ainda é intensa. Todas as manhãs Higaonna desce para seu Dojo e começa sua rotina…aquecimento e treinamento makiwara, seguido do Kata Sanchin e técnicas. Toda tarde ele dá aulas, deixando os alunos quase sem fôlego e com pouca força sobrando. É depois da meia noite quando Higaonna deixa seu Dojo para voltar para parte cima, onde vive.
Neste episódio nós te levamos para dentro do Dojo de Higaonna para uma conversa sobre a sua vida e seu Karatê. Na aula da tarde, vemos o treinamento de artes marciais mais árduo que já vimos em 30 anos documentando o Budo Japonês.
Em idade avançada, Higaonna não esconde nada…compartilhando pela primeira vez técnicas e filosofias que refletem seu profundo conhecimento de Karatê. No entanto, Higaonna ainda treina com a intensidade de um aluno, dizendo “Eu ainda sou verde. Waza são infinitos. Quanto mais você treina, mais você deve prestar atenção à isto. Eu sou profundamente grato pelo meu Sensei. Até hoje eu penso, obrigado Sensei !!”
Nós estamos orgulhosos de escolher este documentário como nosso primeiro episódio de Guerreiros do Budo.

Sobre o narrador: Dr. Alex Bennet possui doutorados pela Universidade de Canterbury e pela Universidade de Kyoto. Ele trabalhou para o Centro de Pesquisa Internacional para Estudos Japoneses e no momento é um professor associado no Departamento de Assuntos Internacionais da Universidade de Kansai. Ele recebeu seu primeiro PhD pela Universidade de Kyoto, onde sua tese foi “Investigando a Definição de Bushido”.
Ele dá aulas frequentemente sobre a cultura marcial japonesa, é vice-presidente da Federação Internacional de Naginata e um membro do comitê da Federação All Japan Kendo, bem como diretor da Academia Japonesa de Budo. Ele é o fundador da Revista Kendo World e treinador da equipe de Kendo da Nova Zelândia. Alex é um 7º Dan em Kendo Kyoshi, 5º Dan em Iaido e 5º Dan em Naginata. Seus livros e publicações recentes incluem: Hagakure (The Secret Wisdom of the Samurai). Naginata: the Definitive Budo Perspectives, The History and Spirit of Budo and The Bushido That Japanese Don’t Know (Japonês).
Você pode se interessar também em Episode One: Karatedo da nossa série Guerreiros do Budo.